História

O projeto

Cenário da universidade pública

A universidade pública no Brasil é uma forma de acesso ao conhecimento de ensino superior e à pesquisa científica com qualidade e de forma gratuita. Muito procurada pelos estudantes, tem como principal atrativo a excelência no ensino e a grande contribuição com o conhecimento científico a nível nacional e internacional.

Nesse contexto, a universidade pública tem passado por mudanças, principalmente do ponto de vista do acesso dos estudantes às vagas por meio do vestibular. Observamos que a população que tem acesso ao ensino nas universidades públicas tem mudado bastante e, felizmente, cada vez mais o acesso de pessoas com baixa renda, de diferentes etnias e pessoas com deficiência física tem aumentado com as políticas públicas de cotas estabelecidas nos últimos anos. No entanto, com essa mudança surge um novo desafio: evitar a crescente evasão desses alunos e permitir que a mudança se concretize com a formação deles.

Nesse novo cenário, com os cortes financeiros que a educação pública como um todo tem recebido, fica mais difícil exercer as políticas de auxílio financeiro para combater a evasão desses alunos, e a adaptação da universidade a esse novo contexto torna-se mais complicada.

Portanto, o cenário atual da universidade pública além de enfrentar uma limitação financeira associado à redução da oferta financeira pelo governo federal também inclui a necessidade de olhar para esses alunos tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista psicológico pois a fragilidade desses alunos reflete em dificuldades em muitos cenários da sua vida pessoal, o que muitas vezes faz com que sintam-se deslocados no ambiente universitário contribuindo para a evasão do mesmo.

Nesse contexto, o projeto semear nasceu e se fundamentou com um olhar de empatia para essa situação buscando ajudar esses alunos que ingressam no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo a permanecer e sentir que pertencem a essa realidade que conquistaram ajudando-os não só do ponto de vista financeiro mas psicológico, ao longo da sua graduação, e com orientações na sua carreira universitária e pós universitária.

Missão, visão e valores

O projeto visa auxiliar os alunos vulneráveis da Escola de Paulista de Medicina em sua formação acadêmica e pessoal, de forma que eles façam a diferença no exercício de suas atividades com excelência e de forma humanística, enquanto alunos e profissionais da saúde.

Dessa forma, buscamos também ser um exemplo de organização que auxilia estudantes da área da saúde vulneráveis a contribuir para uma sociedade mais saudável e humana e, a partir do nosso exemplo, também estimular o surgimento de outros projetos em diferentes universidades publicas com a finalidade de contribuir com essa vunerabilidade dos alunos, que é encontrada em todos os cursos de ensino superior.

As ações do Projeto Semear devem ter como foco único os alunos vulneráveis da Escola Paulista de Medicina. A distribuição dos auxílios oriundos do Projeto Semear devem seguir os princípios de justiça com transparência nos critérios e processo de seleção dos alunos contemplados e na utilização dos recursos do Projeto Semear.

O projeto visa trabalhar para que todos os estudantes vulneráveis da Escola Paulista de Medicina tenham acesso ao Projeto Semear. Além disso, o projeto busca desenvolver ações que visem a saúde e a educação da comunidade.